Um dos eventos esportivos mais famosos do mundo vai acontecer em uma das cidades mais populares do planeta em julho, bem no auge da temporada turística e logo após o Tour de France. Aqui está o que você precisa saber.
Sempre sonhei em assistir aos Jogos Olímpicos de Verão, e os próximos em Paris parecem incríveis. Será que ainda há ingressos disponíveis? Os preços das passagens estão nas alturas? Será que vale a pena tentar?
Paris é sempre um destino popular, especialmente no verão. E quando uma das maiores cidades do mundo sedia um dos maiores eventos esportivos do planeta—os Jogos Olímpicos—não é de surpreender que todos queiram estar lá. As autoridades em Paris estimam que 11,3 milhões de pessoas participarão dos Jogos Olímpicos, que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto, e 3,9 milhões assistirão aos Jogos Paralímpicos, que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro.
Se esses números já não fossem suficientes para assustar, lembre-se de que muitos americanos costumam viajar para a França (e para o restante da Europa) durante o verão.
Além disso, o Tour de France, que ocorre de 29 de junho a 21 de julho, atrairá uma grande quantidade de espectadores para o país. Portanto, se você planeja visitar, é essencial começar a fazer reservas de hotéis e restaurantes, comprar passagens aéreas e organizar o transporte o quanto antes.
Ainda há ingressos disponíveis para os Jogos Olímpicos de PARIS?
Conseguir ingressos para os próximos Jogos Olímpicos é tão desafiador quanto garantir um ingresso para o show da Taylor Swift — muito depende do momento e da sorte.
Quase 70% dos dez milhões de ingressos disponíveis para os Jogos já foram vendidos pela plataforma oficial Paris 2024; um milhão deles foram adquiridos em um sorteio global realizado em maio, em apenas 36 horas, batendo um recorde de vendas olímpicas. As vendas para os ingressos dos Jogos Paralímpicos começaram no dia 9 de outubro no mesmo site.
Desde 5 de julho, os ingressos estão sendo vendidos em tempo real. Será que você conseguirá encontrar um para o evento que deseja? Talvez. Imagine isso como conseguir um lugar de última hora em um acampamento devido a um cancelamento: se alguém desistir, os ingressos podem ser colocados à venda a qualquer momento.
A boa notícia é que quase 60% dos ingressos estão com preços de até 100 Euros (106 dólares, na cotação atual), o que pode ser a parte mais econômica da sua viagem. Confira uma análise completa dos preços dos ingressos aqui.
Alguns eventos, como triatlo, escalada esportiva, BMX e BMX freestyle, e breaking (breakdance), se esgotaram em menos de duas horas. Além disso, como era de se esperar, ingressos para algumas finais, como judô e basquete três contra três, também estão esgotados. Segundo o especialista, os esportes olímpicos mais populares são ginástica, natação e mergulho, e quando consultei o site Paris 2024 por último, ainda havia alguns ingressos disponíveis para esses eventos.
Aqui estão algumas dicas para melhorar suas chances de conseguir ingressos:
- Crie uma conta para receber atualizações regulares sobre a disponibilidade de ingressos.
- Um site oficial de revenda de ingressos será lançado na primavera.
- Considere adquirir pacotes de viagem da On Location, o fornecedor oficial de hospitalidade para os Jogos Olímpicos. Pacotes básicos custam entre $520 e $870 por pessoa, por noite, em um hotel três estrelas, e incluem um ingresso para um evento olímpico, como o hóquei feminino ou a final masculina de skate.
- Pacotes de hospitalidade, que têm preços semelhantes, não incluem a hospedagem, mas oferecem ingressos com assentos exclusivos e acesso a lounges especiais no local para eventos importantes, como o futebol.
Vale a pena visitar Paris mesmo que você não tenha ingressos para os Jogos Olímpicos?
Se você deseja vivenciar a atmosfera festiva, vale definitivamente a pena visitar Paris! A cidade oferecerá várias oportunidades gratuitas para assistir aos eventos. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de Verão, a cerimônia de abertura não será realizada em um estádio, mas ao longo do Rio Sena.
O acesso às margens superiores será gratuito para os espectadores. (Um aviso para quem tem medo de multidões: pelo menos 600.000 pessoas são esperadas—dez vezes a capacidade de um estádio olímpico convencional).
Além disso, 80 telões e sistemas de som serão colocados ao longo do percurso para que todos possam se sentir parte da celebração. Durante os Jogos, haverá zonas de fãs gratuitas no parque de La Villette, no 19º arrondissement, e no Trocadéro, no 16º arrondissement, ambas com transmissões ao vivo dos eventos.
Com a maioria das pessoas na cidade para os Jogos, seja assistindo ao vivo ou nas zonas de fãs, este é um excelente momento para explorar os museus e atrações normalmente lotados da cidade. Se a multidão for muito intensa, recomenda-se um passeio de um dia a Versalhes, à região de Champagne ou à Normandia.
Considere os Custos de Viagem
Paris pode ser bastante cara. Antes de se empenhar na obtenção de ingressos, avalie se você pode arcar com o custo das passagens aéreas e de uma acomodação confortável.
A editora Tasha Zemke, uma “planejadora dedicada”, tentou comprar ingressos para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 através do site oficial e conseguiu garantir entradas para atletismo e futebol. Sabendo que Londres era uma das cidades mais caras do mundo, ela começou a procurar hospedagem com um ano de antecedência e ficou surpresa ao descobrir que os quartos de hotel no centro da cidade já custavam acima de 1.200 libras por noite (cerca de $1.900 na época).
No fim, ela optou por um bed-and-breakfast mais barato, a 90 minutos ao norte da cidade de metrô. Porém, isso não levou em conta os 20 minutos de caminhada até a estação de metrô local ou o transporte público lotado para chegar aos eventos esportivos. “Todos os dias estávamos exaustos,” lembra. “Se eu soubesse o quanto a viagem seria cara e cansativa, talvez não tivesse feito.”
As passagens aéreas para a Europa no verão são sempre muito caras, então comece a procurar por promoções agora. Não se limite apenas aos aeroportos internacionais Charles de Gaulle ou Orly em Paris. Você pode encontrar melhores preços em outras grandes cidades europeias e depois seguir viagem de trem, pelo Eurotúnel, de carro ou com companhias aéreas de baixo custo que operam na Europa, como EasyJet, Ryanair, Volotea ou Vueling.
Durante os Jogos Olímpicos, a ocupação hoteleira em Paris deve variar entre 56% e 76%, de acordo com Inès de Feran, porta-voz do Escritório de Turismo de Paris. Os preços dos quartos em Paris são geralmente altos no verão e devem aumentar ainda mais durante os Jogos. (Uma busca recente no Travelocity para um hotel no centro de Paris no sábado, 27 de julho, mostrou um estabelecimento cobrando $243 após impostos e dois estabelecimentos com cerca de $385 cada; as opções restantes disponíveis começavam em $485 por noite para duas pessoas.)
O mesmo se aplica a Airbnbs e outras opções de aluguel de imóveis. As reservas mais difíceis de conseguir serão no norte de Paris, perto da Vila Olímpica.
Atualmente, a disponibilidade de acomodações pode parecer limitada, conforme observa Soutric. No entanto, se você estiver disposto a esperar, há uma boa chance de encontrar uma vaga na primavera ou no início do verão.
Muitos hoteleiros interromperam a venda de quartos ou estão esperando por preços elevados, mas ainda há muitos quartos disponíveis. É provável que, conforme os Jogos Olímpicos se aproximem, muitos desses quartos acabem sendo disponibilizados para venda. Mas prepare o bolso.
Com informações da Outside.
Antonio Pizarro é um entusiasta apaixonado por explorar o mundo, dedicando-se a criar viagens internacionais únicas. Com uma vasta expertise acumulada ao longo de anos, ele tem o talento especial para desenhar experiências de viagem memoráveis, adaptadas aos desejos e necessidades de cada viajante.